• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Protocolo internacional para limpeza de óleo nas praias traz alertas para o Nordeste
Brasil

Protocolo internacional para limpeza de óleo nas praias traz alertas para o Nordeste

Federação internacional que atua com o Ibama tem orientações para limpeza segura

Por Da Redação
Ás

Protocolo internacional para limpeza de óleo nas praias traz alertas para o Nordeste

Foto: Reprodução

A Federação Internacional de Poluição por Petroleiros (ITOPF) tem um guia público de boas práticas para a limpeza de locais contaminados. O órgão já atuou em mais de 800 vazamentos causados por navios em 100 países diferentes nos últimos 50 anos. Com isso, a Federação foi procurada pelo Brasil por intermédio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e enviou pelo menos três técnicos para o país.

E apesar da parceria, ações de limpeza realizadas na costa brasileira não seguem os protocolos indicados pela entidade em pelo menos quatro pontos: Contato com o óleo; Descarte dos resíduos; Óleo boiando no mar; Corais e mangues.

O diretor do ITOPF disse que foram feitos manuais com as recomendações em português. Esses guias foram distribuídos para a Marinha e o Ibama, que repassariam as informações a autoridades municipais e estaduais.

No entanto, há relatos de locais onde falta equipamento para todos os voluntários, que também não recebem instruções de como deve ser feita a limpeza. Segundo o diretor técnico da federação, a limpeza manual é a mais indicada para o caso das manchas de óleo no Nordeste.

 De acordo com a reportagem do G1, em contato com o Ministério do Meio Ambiente, o órgão não comentou as ações de limpeza e as orientações repassadas a grupos de ativistas até o momento. Em comunicados públicos, o governo fez alertas para o uso de equipamentos de proteção individual.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.