PT completa 42 anos e lança projeto para reforçar trabalho de base
Partido celebrou data em transmissão ao vivo na noite desta quinta (10)

Foto: Paulo Pinto/Agência PT
O Partido dos Trabalhadores (PT) completou, nesta quinta-feira (10), 42 anos de existência. Para celebrar o aniversário, a sigla realizou um evento virtual em São Paulo com as principais lideranças, como os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, além do ex-ministro Fernando Haddad.
Segundo a legenda, o evento marca o lançamento de um projeto que pretende criar, até abril, cinco mil "comitês populares de luta" em todo o país. O objetivo do partido é reforçar o trabalho de base da sigla.
Dentre os principais objetivos da legenda para 2022 está a eleição do candidato Lula na corrida pela disputa presidencial de outubro, principal adversário do atual presidente, Jair Bolsonaro (PT).
O PT foi registrado oficialmente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 11 de fevereiro de 1982, mesmo ano em que o primeiro prefeito da sigla, Gilson Menezes, foi eleito, em Diadema, na Grande São Paulo. Em 1986, o partido elegeu 16 deputados federais, incluindo Lula.
Em 2002, o partido chegou pela primeira vez à Presidência da República, com a eleição de Lula, reeleito em 2006. E em 2010 e 2014, a ex-presidente Dilma Rousseff foi eleita, sofrendo impeachment em 2016.