Quase 70% dos moradores de favelas não têm dinheiro para comida
O levantamento foi feito pela Cufa
Foto: Reprodução/ Tânia Rego
De acordo com uma pesquisa do Instituto Data Favela, em parceria com a Locomotiva – Pesquisa e Estratégia e a Central Única das Favelas (Cufa), 68% das pessoas que moram em favelas não tiveram dinheiro para comprar comida em ao menos um dia nas duas semanas anteriores ao levantamento. O levantamento que foi realizado para medir os impactos da pandemia de covid-19 entre as pessoas que moram em favelas, foi feito com 2.087 pessoas maiores de 16 anos, em 76 favelas em todas as unidades da federação, no período de 9 a 11 de fevereiro de 2021.
Além da falta de dinheiro para comprar comida, o levantamento mostra que o número de refeições diárias dos moradores das comunidades vem caindo: de uma média de 2,4, em agosto de 2020, para 1,9, em fevereiro.
De acordo com o levantamento, 71% das famílias estão sobrevivendo, atualmente, com menos da metade da renda, que obtinham antes da pandemia. A pesquisa também mostra que 93% dos moradores não têm dinheiro guardado.
Além da fome e da queda na renda, as pessoas das comunidades têm enfrentado ainda um risco sanitário maior por ter que se expor ao vírus para conseguir sustento.