Quatro em cada 10 pessoas com diabetes morreram após internação por Covid no Brasil, diz estudo
O levantamento foi realizado por pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Uma pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará revelou que 4 em cada 10 pacientes internados com Covid-19 que tinham diabetes morreram pela doença causada pelo novo coronavírus em 2022. O levantamento foi publicado nesta segunda (30), na revista Epidemiologia e Serviços de Saúde.
Como mostra o exame, portadores de diabetes mellitus, doença que acomete cerca de 9% da população adulta do país, estavam relacionados com uma prevalência de 2,5 a cada 10 internados por Covid-19 no Brasil.
No entanto, ao analisar os pacientes internados pelo vírus que foram a óbito no período estudado, durante o primeiro ano da pandemia, a predominância de diabetes registrava elevação para 40,8%, ou 4 em cada 10 vítimas.
Para a conclusão do levantamento, os cientistas avaliaram os dados do Sivep-Gripe, do Ministério da Saúde, que compila notificações de internações e óbitos por Srag (Síndrome Respiratória Aguda Grave) de fevereiro a agosto de 2020 e compararam o desfecho entre pacientes com e sem a doença.