Quatro tumbas de faraós são descobertas no Egito
Uma múmia com mais de 4 mil anos também foi encontrada
Foto: Pixabay
Quatro tumbas de faraós e uma múmia de mais de quatro mil anos foram encontradas em Saqqara, perto do Cairo. O Egito anunciou a descoberta, nesta quinta-feira (26), após serem apresentadas pelas autoridades egípcias.
As tumbas foram descobertas na necrópole de Saqqara, sítio arqueológico conhecido pela famosa pirâmide do faraó Djoser, um dos monumentos mais antigos da humanidade. Elas foram atribuídas à quinta e sexta dinastias egípcias, entre os anos 2.500 e 2.100 antes da Era Cristã.
Segundo o arqueólogo Zahi Hawass, no local foi enterrado Khnumdjedef, sumo sacerdote do faraó Unas, cuja pirâmide fica na mesma região. Foi encontrado também um sarcófago de calcário em estado de conservação "exato" ao de "4.300 anos atrás",
Quando o abriram, encontraram uma múmia coberta em ouro, "uma das mais antigas e mais bem conservadas", disse o arqueólogo. As escavações tiveram 15 metros de profundidade.
A necrópole de Saqqara, situada a pouco mais de 15 quilômetros ao sul das famosas pirâmides de Giza, é considerada Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).