"Que haja celeridade na definição das novas vacinas", afirma Rui após reunião com ministro
A Bahia tem mais de 378 mil pessoas já vacinadas
Foto: Reprodução
O governador Rui Costa se reuniu nesta quarta-feira (17) com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e outros governadores para apresentar um cronograma de vacinação contra a Covid-19. "É preciso parar de uma vez por todas com falsas polêmicas sobre as vacinas e deixar a política de lado para cuidar da saúde e salvar vidas humanas", afirmou o gestor do estado.
Segundo o Ministério da Saúde, 11,3 milhões de doses serão entregues aos estados ainda em fevereiro, sendo 2 milhões de doses da AstraZeneca/Fiocruz, importadas da Índia, e 9,3 milhões da Sinovac/Butantan, produzidas no Brasil. O cronograma do primeiro semestre também inclui a vacina russa Sputnik V e a indiana Covaxin.
"O ministério ainda está negociando a contratação dessas outras vacinas. A vacina russa já poderia ter chegado ao Brasil. O que estamos presenciando, infelizmente, é que estamos perdendo lotes de vacina, porque ninguém vai deixar um estoque parado esperando o dia que o Brasil decidir. Outros países vão comprando e o Brasil vai ficando para o final da fila. A expectativa é que o ministério, junto com a Anvisa, acelere a homologação e a contratação dessas novas vacinas e, com isso, nós conseguiremos salvar muitas vidas humanas", acrescentou Rui.
A Bahia tem mais de 378 mil pessoas já vacinadas com primeira dose da vacina contra covid-19, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Até o momento, foram distribuídas para os municípios 439.980 doses.
A maior parte das doses da vacina foram para os profissionais de saúde: 250.209. Além disso, 16.168 indígenas aldeados, 111.950 idosos acima de 80 anos, incluindo os de instituições de longa permanência e 516 pessoas com deficiência receberam a vacina até esta segunda.
É preciso parar de uma vez por todas com falsas polêmicas sobre as vacinas e deixar a política de lado para cuidar da saúde e salvar vidas humanas. Hoje, em reunião virtual com o Ministério da Saúde, foi apresentado aos governadores o cronograma de vacinação contra a #covid19. pic.twitter.com/0DPKLYEUa0
— Rui Costa (@costa_rui) February 17, 2021