Queiroga diz que redes internas do Ministério da Saúde estão restabelecidas após invasão hacker
Ministro acredita que ConecteSUS volte a funcionar nesta sexta-feira (17)
Foto: Agência Brasil
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta quinta-feira (16), durante conversa com jornalistas na entrada do prédio do Ministério, em Brasília, que as redes internas da pasta já foram restabelecidas após dois ataques hackers sofridos. Agora, segundo ele, trabalha-se para retomar o funcionamento do aplicativo ConecteSUS, que, entre outras funções, dá acesso ao comprovante de vacinação contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
O ministro disse, ainda, que espera que a plataforma volte a funcionar na próxima sexta-feira (17). “A rede interna do ministério já foi restabelecida e o ConecteSUS está em avanço para que volte a funcionar o mais rápido possível”, disse Queiroga.
No início da semana, o ministro confirmou que o sistema do Ministério da Saúde recebeu um segundo ataque cibernético de menor intensidade. O primeiro, de acordo com a Polícia Federal (PF), foi anunciado nas páginas iniciais dos portais da pasta e chegou a comprometer os sistemas de notificação dos casos de Covid-19.
Queiroga também foi questionado sobre quando será publicada a nova portaria do governo sobre a obrigatoriedade do “passaporte da vacina” para ingressar no país. A nova normativa deverá, no entanto, seguir a decisão sobre a necessidade de apresentar o comprovante de imunização, tomada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. “Primeiro é necessário saber a decisão. Quando tiver o acórdão, se farão os ajustes que forem necessários”, disse Queiroga.