Queixas sobre crédito consignado do INSS quase triplicam em 2023
Durante os primeiros seis meses, foram registradas 42.879 reclamações

Foto: Agência Brasil
Dados da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, revelam que as reclamações sobre o crédito consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) quase triplicaram neste ano. Durante os primeiros seis meses, foram registradas 42.879 reclamações, o que representa um aumento de 270% em comparação às 11.594 ocorrências no mesmo período do ano anterior.
O sistema da Senacon reúne 26 Procons estaduais, o do DF e mais de 600 Procons municipais, que atendem uma média mensal de 150 mil consumidores. Somente o Procon de São Paulo acumula 8.413 reclamações de janeiro a julho deste ano, aproximadamente uma queixa a cada hora. Esse número representa um crescimento de 69% em relação às 4.982 ocorrências registradas no mesmo período de 2022.
A alta coincide com a queda da taxa de juros da modalidade de empréstimo, que desconta diretamente da folha de pagamento. Atualmente, 16.995.121 aposentados e pensionistas têm algum empréstimo consignado ativo, de acordo com o INSS.
As principais queixas relatadas à Senacon durante o período de janeiro a junho deste ano incluem:
-Cobrança por serviço, produto não contratado, não reconhecido ou não solicitado: 20.024 ocorrências;
-Cobrança impossível ou abusiva para alterar ou cancelar o contrato: 4.291 ocorrências;
-Cobrança de tarifas, taxas, valores não previstos ou não informados: 2.117 ocorrências;
-Questões relacionadas à renegociação ou parcelamento de dívidas: 2.007 ocorrências;
-Falta de entrega do contrato ou documentos vinculados ao serviço: 1.515 ocorrências; e
Outras situações: 12.925 ocorrências.