• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Rádio é o meio de comunicação com maior confiança entre os brasileiros, aponta pesquisa

Rádio é o meio de comunicação com maior confiança entre os brasileiros, aponta pesquisa

Levantamento, feito pela Ponto Map em parceria com a V-Tracker, listou os motivos que fazem os brasileiros considerarem a mídia confiável

Por Da Redação
Ás

Rádio é o meio de comunicação com maior confiança entre os brasileiros, aponta pesquisa

Foto: Reprodução/Pixabay

Um levantamento sobre a credibilidade da mídia no Brasil, produzido pela agência de inteligência de dados Ponto Map em parceria com a V-Tracker, apontou que o rádio é o meio de comunicação em que a população mais confia. Segundo a pesquisa, 81% dos entrevistados consideram o rádio um meio de informação confiável, seguido da TV fechada, com 75%, e da mídia impressa, 68%.

Segundo a presidente do conselho da Ponto Map, Marília Stabile, o alto índice de confiança é decorrente do fato do rádio ser um meio de comunicação democrático, acessível e que pode ser consumido mesmo enquanto se realiza outras tarefas.

Mesmo liderando a pesquisa de credibilidade, o rádio tem uma taxa de acesso menor, em comparação aos outros meios de comunicação. 47% dos entrevistados afirmaram utilizá-lo com frequência. Em contrapartida, as redes sociais, que são a principal forma de obter informações pelos brasileiros, com 74%, possuem um índice de confiança de 41%.

O levantamento também identificou os fatores que levam os brasileiros a confiar na mídia. Sendo eles:

- Uso de fontes confiáveis (51%)
- Apresentação clara de dados (35%)
- Qualidade do conteúdo (32%)
- Profissionalismo dos jornalistas (31%)
- Reputação e tradição do veículo (21%)

Já os motivos que geram desconfiança são:

- Falta de fontes (44%)
- Títulos sensacionalistas (36%)
- Viés ideológico (31%)

Além disso, a pesquisa revelou que a Geração Z (18 a 24 anos) possui um comportamento mais analítico e costuma recorrer aos meios tradicionais para verificar os fatos. 

O levantamento entrevistou 2.051 pessoas em todo o país e possui 95% de confiança, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário