Rádio é o meio de comunicação com maior confiança entre os brasileiros, aponta pesquisa
Levantamento, feito pela Ponto Map em parceria com a V-Tracker, listou os motivos que fazem os brasileiros considerarem a mídia confiável

Foto: Reprodução/Pixabay
Um levantamento sobre a credibilidade da mídia no Brasil, produzido pela agência de inteligência de dados Ponto Map em parceria com a V-Tracker, apontou que o rádio é o meio de comunicação em que a população mais confia. Segundo a pesquisa, 81% dos entrevistados consideram o rádio um meio de informação confiável, seguido da TV fechada, com 75%, e da mídia impressa, 68%.
Segundo a presidente do conselho da Ponto Map, Marília Stabile, o alto índice de confiança é decorrente do fato do rádio ser um meio de comunicação democrático, acessível e que pode ser consumido mesmo enquanto se realiza outras tarefas.
Mesmo liderando a pesquisa de credibilidade, o rádio tem uma taxa de acesso menor, em comparação aos outros meios de comunicação. 47% dos entrevistados afirmaram utilizá-lo com frequência. Em contrapartida, as redes sociais, que são a principal forma de obter informações pelos brasileiros, com 74%, possuem um índice de confiança de 41%.
O levantamento também identificou os fatores que levam os brasileiros a confiar na mídia. Sendo eles:
- Uso de fontes confiáveis (51%)
- Apresentação clara de dados (35%)
- Qualidade do conteúdo (32%)
- Profissionalismo dos jornalistas (31%)
- Reputação e tradição do veículo (21%)
Já os motivos que geram desconfiança são:
- Falta de fontes (44%)
- Títulos sensacionalistas (36%)
- Viés ideológico (31%)
Além disso, a pesquisa revelou que a Geração Z (18 a 24 anos) possui um comportamento mais analítico e costuma recorrer aos meios tradicionais para verificar os fatos.
O levantamento entrevistou 2.051 pessoas em todo o país e possui 95% de confiança, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais.