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RAM 1500 Rebel é lançada no Brasil: já andamos com a novidade

Pickup de duas toneladas tem motor V8 de 400cv e tração 4X4 mas custa (muito) mais: R$ 400 mil

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

RAM 1500 Rebel é lançada no Brasil: já andamos com a novidade

Posicionada acima das pickups médias do Brasil, a RAM 1500 Rebel estreia para ser novo objeto de desejo entre os fãs de utilitárias. Maior, mais potente e bem mais cara que modelos como Toyota Hilux, Chevrolet S10, Nissan Frontier, Volkswagen Amarok, Mitsubishi L200 e Ford Ranger, a RAM 1500 estreia a chegada da série menor da lendária marca norteamericana que deve ser seguida por outras opções em 2021.

Motor e dimensões

Segundo a FCA, a 1500 é um "muscle truck" com aspiração esportiva que de fato a novidade entrega e que nós já testamos. Sob o capô está um HEMI V8 de 5,7 litros que produz 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque alimentado por gasolina, dados que fazem a 1500 Rebel acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 segundos. Em termos de dimensões são 5,91m de comprimento e que passa das 2,5 toneladas de peso com 2.08m de largura. Só a caçamba comporta 1200 litros de bagagem, 600kg de peso, e reboca 5 toneladas. Conta com caixa de transferência BorgWarner 48-12 e oferece tração 4X4 sob demanda, seletor de modos de condução e câmbio automático de oito velocidades.

Conteúdo tecnológico

No nosso primeiro contato com a RAM estivemos com um modelo de admissão termporária e não exatamente um modelo com o pacote nacional. No entanto, ela vem em versão única com o mesmo padrão e é fabricada em Michigan, nos Estados Unidos. Classuda mas novamente sem excessos, a RAM 1500 traz largo console central, bancos confortáveis em couro e no centro do painel o ponto alto vai além do cluster digital personalizável de 7 polegadas.

Com interior bem dimensionado, o painel tem elementos analógicos e tela digital de 7 polegadas. A multimídia é a Uconnect 4C 12 NAV. Colocada verticalmente no painel, a tela é a maior da categoria, com 12 polegadas, podendo ser dividida para mostrar ao mesmo tempo duas das muitas funções disponíveis. Traz navegação GPS embutida, câmera 360°, comandos do ar condicionado digital dualzone, música em execução, entre outras e sistema Android Auto e Apple CarPlay.

Segurança como item de série

Além de itens como 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria e freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, a Nova Ram 1500 Rebel entrega um conjunto de equipamentos de segurança muito amplo.

Ela é a única picape do mercado nacional com sistema semiautônomo de estacionamento paralelo e perpendicular (Park Assist), que inclui sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. A 1500 conta ainda com controle adaptativo de velocidade (ACC) com frenagem automática de emergência e detecção de pedestres, assistente de permanência na faixa de rodagem (Lane Departure Warning Plus), graças ao uso de assistência elétrica na direção, e controle de oscilação de reboque (TSC).

Entre a lista de itens de série estão conjunto visual totalmente em LED, carregamento de smartphone por indução, freio de estacionamento elétrico (também inédito em picapes no país), sensores de chuva e crepuscular, chave presencial com partida remota, controle de cruzeiro adaptativo, detecção de pedestres e alerta de mudança de faixa entre outros itens. Em termos de segurança além do controle de estabilidade e tração com distribuidor de frenagem a RAM 1500 traz conjunto de seis airbags e freios a disco com ABS nas quatro rodas.

No teste

Tivemos um primeiro contato com a RAM 1500 no autódromo da Capuava, interior de SP. Foi por pouco tempo que pudemos acelerar seus 400cv na pista travada deste circuito mas foi o suficiente para testar os itens de controle de inclinação de carroceria, frenagem e aceleração considerando um veículo destas dimensões. Na pista foi possível chegar a 170km/h de velocidade máxima na reta principal mas se nota o vigor da Rebel para ir além. Nas curvas, considerando seus 2.610kg, ela tem controle de inclinação da carroceria que torna a condução mais segura. Fora da estrada em um trecho off road fechado, provamos a tração 4X4 e novamente o torque fez a diferença. O único cuidado é com trechos mais fechados como em trilhas onde ela exige espaço considerando o seu tamanho. O mesmo cuidado será necessário ao estacionar a RAM pelas grandes cidades.

Em termos de capacidade (não esqueça que ela é uma utilitária) a caçamba tem capacidade para 1.200 litros; o RamBox (compartimentos laterais): leva103,4 litros (cada) e a capacidade de carga é de 610 kg com carga máxima rebocável: 5.062 kg

Em uma primeira impressão a Rebel se mostra de fato ágil com ronco envolvente de um motor V8 e tração 4X4 que nenhuma outra pickup tem. O fato de não ser diesel infelizmente joga contra mas ela rende alta diversão ao volante dentro e fora da estrada. A pré-venda começa hoje mas as entregas estão previstas para abril de 2021.

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