• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Recadastramento do SUS causa aglomerações em postos e dificuldades no site; Ministério da Saúde prorroga prazo
Bahia

Recadastramento do SUS causa aglomerações em postos e dificuldades no site; Ministério da Saúde prorroga prazo

Novo prazo vai até o dia 30 de setembro

Ás

Recadastramento do SUS causa aglomerações em postos e dificuldades no site; Ministério da Saúde prorroga prazo

Foto: Reprodução/TV Bahia

O recadastramento do Sistema Único de Saúde (SUS) para moradores de Salvador, que tinha data limite até o dia 31 de agosto - prorrogado para 30 de setembro -, tem causado transtornos a população que corre contra o tempo para estar em dia com o sistema de saúde.

Desde esta quinta-feira (27), os soteropolitanos relatam dificuldades para fazer o procedimento através do site disponibilizado pela Prefeitura, o que vem causando aglomerações em vários postos de saúde na capital baiana, onde é feito o recadastramento presencial, mas que também apresenta instabilidade no sistema, gerando longas filas.

Nesta sexta-feira (28), o secretário municipal de saúde, Léo Prates, em entrevista ao jornal Bahia Meio Dia indicou que o processo de comunicação por parte da Prefeitura foi iniciado em janeiro, mas, por causa da pandemia do novo coronavírus, as pessoas postergaram e decidiram deixar para "última hora".

Ainda de acordo com o gestor, as informações também foram transmitidas por carros de som emitindo o alerta nos bairros.

De acordo com a apuração do Farol da Bahia, não foram identificados nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Salvador, do secretário Leo Prates e do prefeito ACM Neto, alertas ou comunicados em relação a campanha de recadastramento entre 1º de janeiro deste ano até esta quinta-feira (27) - data da primeira publicação da campanha - quando foi iniciado o recadastramento online. Na publicação, a Prefeitura alerta para a data limite para realizar o procedimento.

Confira:


Durante a inauguração da requalificação da Prainha do Lobato, no Subúrbio Ferroviário, na manhã desta sexta (28), o prefeito ACM Neto explicou que cerca de 700 mil pessoas fizeram o recadastramento até agosto nos postos de saúde, e que devido à pandemia do novo coronavírus, a prefeitura disponibilizou o procedimento através da internet.

"Somente ontem, quando a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizou o site, 200 mil pessoas efetuaram o recadastramento. Recebemos, pelas redes sociais, muitas reclamações de que o sistema não estaria funcionando. Esses problemas são normais em se considerando que muita gente está acessando ao mesmo tempo. Peço um pouco de paciência. Determinei o reforço no sistema e na equipe para melhorar esse atendimento virtual. O importante é que todos se recadastrem", disse ACM Neto. 

Erro ao tentar acesso na página disponibilizada pela Prefeitura de Salvador

Prazo prorrogado

Nesta sexta-feira (28), o Ministério da Saúde prorrogou o prazo para o recadastramento do SUS até o dia 30 de setembro. O recadastramento continuará sendo realizado presencialmente nos postos de saúde da rede municipal.

É necessário, ao realizar o processo, informar o RG ou certidão de nascimento, CPF ou cartão SUS e o comprovante de residência em nome do solicitante ou de algum parente de primeiro grau. O recadastramento também vale para pessoas que possuem plano de saúde. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.