• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Receita Federal libera entrega da Declaração Anual do Simples Nacional para MEIs em 2024

Receita Federal libera entrega da Declaração Anual do Simples Nacional para MEIs em 2024

Prazo e informações importantes para evitar multas e manter a regularidade fiscal

Por Da Redação
Ás

Receita Federal libera entrega da Declaração Anual do Simples Nacional para MEIs em 2024

Foto: Divulgação

A Receita Federal já iniciou o período de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) para os Microempreendedores Individuais (MEIs) em 2024. Este documento é de preenchimento obrigatório e sua não entrega pode acarretar em multas. Para facilitar esse processo, a PEGN preparou um guia completo com todas as orientações necessárias. 

A DASN-SIMEI é o instrumento pelo qual o MEI informa à Receita Federal o faturamento obtido no ano anterior, além de declarar se teve empregados durante o período. Todos os recebimentos relacionados à atividade exercida, incluindo transações por máquina de cartão, dinheiro físico ou Pix, devem ser informados.

O limite de faturamento para o MEI em 2024 é de R$ 81 mil. Caso esse valor seja ultrapassado, o empreendedor deve preencher a Declaração Anual de Faturamento (DASN), que gerará um boleto com os impostos devidos calculados com base no valor excedido. A DASN-SIMEI deve ser entregue até o dia 31 de maio de 2024.

Existem duas opções de declaração: "Situação Normal": para CNPJs ativos que declaram as receitas do ano anterior dentro do prazo e "Situação Especial": para casos de baixa do MEI. O CNPJ permanece ativo, mas a declaração é diferente.

O processo de envio da declaração envolve os seguintes passos: Acesse a página do Simples Nacional no site da Receita Federal; Informe seu CNPJ; Selecione o ano da declaração (2023); Informe o valor da Receita Bruta Total; Indique a quantidade de funcionários no ano; Verifique as informações e conclua o processo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário