Economia

Receita Federal paga terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023

Saiba como consultar o cronograma e receber sua restituição

Por Da Redação
Ás

Receita Federal paga terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

A Receita Federal realiza nesta segunda-feira, (31), o pagamento do terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023. Cerca de 5,6 milhões de contribuintes (5.632.036, para ser preciso) receberão a restituição, totalizando um desembolso de R$ 7,5 bilhões, igualando o montante pago nos dois primeiros lotes.

Diferentemente dos lotes anteriores, este é o primeiro em que contribuintes que não fazem parte do grupo prioritário serão contemplados. Um total de 1.600.964 contribuintes não prioritários, que entregaram a declaração até o dia 23 de março, serão beneficiados com a restituição nesta data.

O depósito dos valores será feito na conta bancária informada pelo contribuinte durante a entrega da declaração do IRPF, a partir da meia-noite desta segunda-feira. Caso ocorra algum problema com a conta informada, como ela estar desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Caso o dinheiro não seja creditado corretamente, o contribuinte poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones disponibilizados pelo banco.

A ordem de prioridade continua sendo seguida, com os contribuintes mais vulneráveis recebendo a restituição antes dos demais. São eles: idosos com idade igual ou superior a 80 anos, idosos com mais de 60 anos, pessoas com deficiência física ou mental ou moléstia grave e professores cuja maior fonte de renda seja o magistério. Também estão incluídos nessa categoria os que optaram pela declaração pré-preenchida e os que solicitaram a restituição via PIX.

Os dois próximos lotes de restituição serão pagos pela Receita Federal em 31 de agosto e 29 de setembro, de acordo com o cronograma estabelecido. Os contribuintes que ainda não receberam a restituição precisarão aguardar a liberação da consulta a cada um desses lotes, que ocorrerá uma semana antes do pagamento.

Para verificar se receberá a restituição, o contribuinte deve acessar o site Meu Imposto de Renda quando a Receita disponibilizar a consulta. Através do portal e-Cac, será possível obter informações detalhadas sobre a declaração e retificar eventuais erros encontrados. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário