Recurso da Romênia é aceito e atleta americana perde medalha de bronze em Paris
Decisão, que alterou o resultado da competição, foi confirmada neste sábado (10)
Foto: Reprodução/Redes sociais
A ginasta Ana Barbosu, da Romênia, garantiu a medalha de bronze na prova de solo das Olimpíadas de Paris após a Corte Arbitral do Esporte (CAS) aceitar um recurso da Federação de Ginástica da Romênia. A decisão, que alterou o resultado da competição, foi confirmada neste sábado (10).
O pódio da prova de solo foi formado por Rebeca Andrade, que conquistou o ouro, Simone Biles, que ficou com a prata, e Ana Barbosu, agora oficialmente bronze. Jordan Chiles, dos Estados Unidos, havia inicialmente conquistado a terceira colocação após uma revisão de nota solicitada por sua equipe, que elevou sua pontuação para 13.766, superando os 13.700 de Barbosu.
No entanto, a CAS determinou que o pedido de revisão feito pela equipe dos EUA foi submetido fora do tempo regulamentar, o que levou à restauração da medalha de bronze para a ginasta romena.
Em comunicado, a Federação de Ginástica dos Estados Unidos expressou que a solicitação foi feita de boa fé e que está "devastada com a decisão". Jordan Chiles, que perdeu a medalha, anunciou em suas redes sociais que ficará um tempo afastada da internet para cuidar de sua saúde mental.