Economia

Redes de franquias crescem mais de 8% no primeiro trimestre de 2022

Resultado do faturamento das franquias neste período foi R$ 188.568 MI

Por Da Redação
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Redes de franquias crescem mais de 8% no primeiro trimestre de 2022

Foto: Divulgação / DINO

O universo da franquia é uma das opções mais seguras de investimento para profissionais que desejam entrar para o mundo do empreendedorismo. Segundo relatório de desempenho do 1º Trimestre de 2022 da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o resultado do faturamento das franquias neste período foi R$ 188.568 MI, com uma taxa de crescimento de 8,8% em relação ao mesmo período de 2021. Tal resultado é apontado pela ABF como um cenário de recuperação, uma vez que o resultado de 2021 foi negativo. Já o crescimento em relação a 2020 foi de 4,4%.

O mercado agrega a comercialização de experiências como viagens e spas, além do segmento de roupas, acessórios, joalheria, perfumaria, entre outros. Dentro desse mercado, os quiosques de luxo são alternativas para investidores que pretendem comercializar o conceito em produtos para o público classe A.

Esse pode ser um modelo ideal para empresários aplicarem um investimento médio, com redução no aluguel, menores taxas e maior mobilidade do ponto comercial, assim como outras opções existentes no mercado. O consumo de produtos de alto padrão tem ido além dos carros e imóveis, podem-se destacar por exemplo, o segmento de luxo pessoal.

A variação no primeiro trimestre de 2022 representou um acréscimo de 2.771 operações de franchising no país, totalizando 173.770 unidades. Entre janeiro e março deste ano foram inauguradas 4,0% operações frente a 3,3% no mesmo período do ano passado, e encerradas 2,2%, com um saldo positivo de 1,8%. Já os repasses tiveram uma leve alta, subindo de 0,5% das unidades no primeiro tri de 2021 para 0,8% em igual período de 2022.

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