• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Relator de projeto de lei que regulamenta trabalho de motoristas de apps descarta MEI obrigatório

Relator de projeto de lei que regulamenta trabalho de motoristas de apps descarta MEI obrigatório

Augusto Coutinho (Republicanos-PE) também analisa possibilidade de tornar opcional a contribuição previdenciária

Por Da Redação
Ás

Relator de projeto de lei que regulamenta trabalho de motoristas de apps descarta MEI obrigatório

Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados

O deputado Augusto Coutinho (Republicanos-PE), relator do Projeto de Lei (PL) nº 12/2024, que regulamenta o trabalho por aplicativos de transporte, descartou colocar no texto a obrigatoriedade de motoristas precisarem ser Microempreendedores Individuas (MEIs) para manter vínculos com a empresa.

Coutinho disse que os trabalhadores não demonstram interesse em ser MEI, portanto isso não deve ser incluído na proposta.

O congressista afirmou que está em constante diálogo com a categoria para reduzir a resistência da classe ao texto do governo. Outro ponto discutido é tornar opcional ao motorista a contribuição previdenciária. Mas o relator ainda não fechou seu posicionamento sobre esse ponto.

O texto enviado pelo Executivo classifica os motoristas como trabalhadores autônomos, ou seja, sem vínculo pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 

Além disso, determina o pagamento de alíquota de 27,5% de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Desses, 7,5% seriam pagos pelos condutores, e 20%, recolhidos pelas empresas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário