Política

Relatora da CPI mista das fake news entra contra Hans Nascimento no MP

O pedido de representação alega "falso testemunho"

Por Juliana Dias
Ás

Relatora da CPI mista das fake news entra contra Hans Nascimento no MP

Foto: Agência Senado

A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News, protocolou nesta quinta-feira (13) um pedido de representação contra Hans River do Rio Nascimento junto ao Procurador-Geral da República, Antônio Augusto Brandão de Aras, com base no depoimento dele, no último dia 11, na Comissão. 

River foi convocado para depor, como ex-funcionário da Yacows Desenvolvimento de Software, empresa que, “segundo denúncias publicadas pela imprensa, estaria envolvida no uso fraudulento de disparo em massa por meio de aplicativos de mensagens” para fins eleitorais.

O pedido de representação alega "falso testemunho" do depoente por apresentar informações inconsistentes. Entre elas, ter trabalhado, em 2018, na campanha do atual vereador de São Paulo, José Police Neto, que segundo registros do Tribunal Superior Eleitoral, não foi candidato a qualquer cargo público naquele ano. Também houve questionamentos sobre a parte do depoimento em que Hans Nascimento conta como foi o contato com jornalista da Folha de São Paulo em relação à ação movida por ele contra a Yacows .

O presidente da CPI Mista, o senador Ângelo Coronel (PSD-BA), apresentou também nesta quinta um novo requerimento para audiência de Hans Nascimento. O pedido deve ser votado na próxima reunião do colegiado e coloca que "Hans River do Rio Nascimento confrontou informações publicadas pelo jornal Folha de São Paulo a respeito de um suposto esquema de favorecimento de candidaturas nas eleições de 2018 por meio do envio em massa de mensagens via Whatsapp que seriam, segundo a reportagem, conteúdos de desinformação e Fake News" e que é necessário esclarecer os fatos para "ter fundamentos consistentes para a elaboração de um relatório final imparcial e sólido".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.