Rentabilidade de reserva cai com queda na taxa de juros
O Farol da Bahia dá dicas de onde investir neste cenário econômico
Foto: Reprodução/ Getty Images
A rentabilidade de quem tem dinheiro na renda fixa ou ainda mantém a reserva de emergência na poupança (dinheiro guardado caso alguém fique desempregado ou haja algum problema de saúde na família) caiu de 1% ao mês para 0,3% com a redução da Taxa Básica de Juros (a Selic) nos últimos dois anos.
A taxa Selic era de 14,25% ao ano em 2017. Atualmente, está em 5%, e a previsão é cair mais até o fim do ano. A recomendação dos especialistas é que os investidores tenham entre três a seis salários brutos na reserva. Assim, se alguém ganha R$ 2,5 mil por mês, por exemplo, precisaria guardar entre R$ 7,5 mil e 15 mil para emergências.
Em entrevista exclusiva ao Farol da Bahia, o economista Chefe do Family Office da BRS PAR, Rafael Almeida, disse que uma dica importante para o novo investidor, é nunca deixar seu dinheiro parado em conta corrente, independente da quantia.
"O investidor pode se beneficiar de uma das aplicações mais comuns no mercado financeiro, que são os fundos de referência em DI ,por exemplo. Esta é uma opção de aplicação de resgate imediato para que um possível fundo de emergência seja alocado ou constituído", explica.
O especialista recomenda que para um cenário onde o investimento na caderneta de poupança se apresenta com uma rentabilidade menor que o investimento em títulos do governo, há alternativas muito mais rentáveis para se investir, a exemplo de alguns CDBs (Certificado de Depósito Bancário), LCIs (Letra de Crédito Imobiliário), LCAs (Letra de Crédito do Agronegócio), estas últimas duas opções isenta de Imposto de Renda na pessoa física.
"Além disso, existem Debêntures emitidas por diversas empresas, bem como também há investimentos mais arriscados e diversificados, como Fundos de Investimentos de diversas espécies e posições diretas em ações e instrumentos financeiros mais complexos para aqueles investidores que quiserem se arriscar um pouco mais e operarem no mercado diretamente a fim de lograr melhores rendimentos para os seus investimentos", analisa.
Assistência
Rafael Almeida alerta sobre a importância de o investidor ser bem assistido por um profissional ou uma equipe de profissionais para orientá-lo e que tenha os melhores interesses do dono da reserva como prioridade.
"Dessa maneira, o investidor garante que seu portfólio esteja bem estruturado e com a melhor rentabilidade para seu perfil de risco", conclui.