Reprovação do governo Lula chega a 46% em fevereiro
Já a aprovação caiu três pontos, ficando em 51%
Foto: Agência Brasil
A aprovação do trabalho realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve queda na percepção dos brasileiros e agora é aprovada por 51% dos entrevistados, de acordo com a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (6). O resultado representa uma diminuição de três pontos percentuais em comparação com o levantamento de dezembro, quando o petista tinha 54% de aprovação. Já a desaprovação aumentou de 43% para 46% desde dezembro de 2023. No geral, os números indicam uma mudança influenciada tanto por declarações polêmicas do presidente sobre a guerra em Gaza quanto pelo crescimento das preocupações econômicas. A capacidade do governo de lidar com essas questões pode determinar a trajetória futura.
Segundo a pesquisa, Lula tem maior aprovação entre os mais pobres, enquanto os mais ricos desaprovam o governo. Entre os eleitores que ganham até dois salários mínimos (R$ 2.824), 61% disseram aprovar o trabalho do governo, enquanto 36% desaprovam.
Por outro lado, 54% dos entrevistados com renda superior a cinco salários mínimos (R$ 7.060) afirmaram desaprovar Lula, enquanto 44% o aprovam.
No total, 35% dos entrevistados avaliaram o governo de forma positiva, em comparação com 36% na última pesquisa. Aqueles que consideram a gestão petista negativa saltaram de 29% para 34%, enquanto 28% a avaliaram como regular — em dezembro, eram 32%.
A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 25 e 27 de fevereiro. Ao todo, foram feitas 2.000 entrevistas presenciais, com brasileiros de 16 anos ou mais, em todos os estados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.