• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Restaurantes e bares registram redução de movimento por conta do coronavírus
Brasil

Restaurantes e bares registram redução de movimento por conta do coronavírus

Associação instaura selo que identifica quem aderiu às medidas preventivas

Por Da Redação, Agência Brasil
Ás

Restaurantes e bares registram redução de movimento por conta do coronavírus

Foto: Agência Brasil

Graças a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), o movimento de bares e restaurantes são afetados, além disso, a demanda por refeições que sejam entregues em casa registrou aumento. Diante do cenário, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) desenvolveu o selo Restaurante Responsável, que identifica quais estabelecimentos aderiram às medidas preventivas de combate ao vírus que transmite a doença.

“O setor de alimentação fora do lar já começou a ser impactado pelos efeitos da disseminação do coronavírus, mas a média do Brasil ainda não chega a 15% de queda”, disse à Agência Brasil o presidente da Abrasel, Paulo Solmuccci.

Boas práticas

“O setor de bares e restaurantes sempre esteve bem preparado para lidar com questões de bactérias e vírus. Isso é uma coisa comum do nosso dia a dia, que chamamos de boas práticas de manipulação de alimentos”, explica Solmucci.

Com o objetivo de passar segurança aos clientes, a Abrasel desenvolveu uma série de ações visando dar informações sobre as “melhores práticas do mundo”, bem como medidas relacionadas ao enfrentamento do novo vírus.

“Boas práticas certamente darão uma segurança enorme a nossos clientes”, explica o dirigente da Abrasel. “A mais importante é a redução do número de mesas, para assegurar que a distância entre cadeiras ocupadas seja de, no mínimo, um metro; ou de, pelo menos, dois metros entre as mesas, sem [considerar] as cadeiras”, acrescentou.

Selo, guia e cartilha

Uma outra medida implementada por algumas de suas associadas é a criação do selo Restaurante Responsável. Segundo a Abrasel, o selo foi desenvolvido no Paraná, mas já está é replicado em Goiás, Ceará, Rondônia e no Distrito Federal. Piauí e Minas Gerais estão em produção. A Abrasel informou que está instruindo toda sua base a fazer o mesmo.

Com o selo Restaurante Responsável, o consumidor terá, na fachada dos estabelecimentos, a identificação daqueles que, segundo a entidade, aderiram às medidas preventivas de combate ao novo coronavírus.

Além do selo, os clientes poderão encontrar, no interior de alguns bares e restaurantes, um guia prático e instrutivo com explicações sobre o novo coronavírus, as formas de contaminação, boas práticas de segurança de alimentos, higienização e outros alertas preventivos contra outros vírus.

Aos funcionários de bares e restaurantes serão disponibilizadas cartilhas com orientações sobre cuidados e precauções de higiene e condutas de relacionamento, além de informações sobre a doença, sintomas e diretrizes a serem seguidas visando a segurança dos clientes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário