Reunião discute protocolo para retorno das aulas no Estado
O encontro foi liderado pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e pelo presidente da UPB, Eures Ribeiro

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Uma reunião realizada na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), nessa segunda-feira (8), debateu a criação de um protocolo de volta às aulas no território baiano. Estiveram presentes prefeitos; gestores e técnicos das secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (SESAB); e representantes da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME); dentre outras autoridades.
O encontro foi liderado pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e pelo presidente da UPB, Eures Ribeiro.
"Estamos trabalhando para qualificar o protocolo geral. Há um consenso de que queremos voltar ao processo de aprendizagem, que, inicialmente, será híbrido, com tempo escola e tempo casa, mas isso só poderá ser feito quando os indicadores de saúde estiverem mais favoráveis", destacou o secretário Jerônimo.
Durante a reunião, os superintendentes da SEC, Manuelita Brita e Manoel Calazans, apresentaram uma síntese do que já foi construído em consenso com os diferentes sujeitos da Educação e também foi feita uma exposição de pontos em aberto. Uma das definições já aprovadas por todas as partes é que este ensino híbrido acontecerá de acordo com a realidade de cada unidade, com e sem mediação tecnológica.
O secretário Jerônimo lembrou que a comunidade também será escutada. "Ao final, teremos criado um protocolo com um olhar unificado. Para tanto, ainda iremos discutir com a sociedade, envolvendo as famílias, órgãos de controle e outras entidades". A UPB, por sua vez, continuará a ter "papel fundamental" quando ocorrer o retorno das atividades letivas, de acordo com o secretário. "Precisamos da força da UPB para que as prefeituras possam, uma vez finalizado e colocado em execução, fazer um acompanhamento minucioso desta rotina para garantir a execução correta do protocolo", ressaltou.
Novos encontros estão marcados para o decorrer desta semana, objetivando o avanço dos trabalhos para a volta às aulas.