Editorial

Reverter perdas educacionais da pandemia

Confira o nosso editorial desta terça-feira (22)

Por Da Redação
Ás

Reverter perdas educacionais da pandemia

Foto: Reprodução

O ano de 2022 é essencial para reverter as perdas que ocorreram na educação durante a pandemia. Esta é a constatação, em forma de alerta, de senadores e debatedores durante encontro no Congresso a partir do tema Busca ativa: toda criança na escola.

Neste momento de retomada, aliás, é fundamental que parlamentares se voltem a questões – principalmente – de financiamento ao setor.

De acordo com relatório divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em janeiro, lido no encontro, durante a pandemia, em média, os alunos aprenderam apenas 28% do que teriam aprendido nas aulas presenciais e o risco de desistência aumentou mais de três vezes.

No entanto, certamente o que mais preocupa é a perspectiva de que 10% dos alunos que abandonaram as aulas devido à pandemia jamais voltarão às escolas. 

Este indicativo já é sentido na educação nacional. A queda no número de matrículas com relação ao ano anterior foi de 1,3%. No total, 1,4 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos não estavam matriculadas na escola em 2021, número superior ao de antes da pandemia, em 2019, de 1,1 milhão.

Para reverter esse quadro, é preciso esforço conjunto e contínuo do Planalto, Congresso e sociedade — civil e organizada — em diversas ações, como busca ativa escolar, sistema de alerta preventivo e acompanhamento personalizado da aprendizagem.

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