Rio Negro atinge menor nível em 121 anos e chega a 13,59 metros em Manaus
Dados são do porto da capital, que monitora o ritmo de subida e descida das águas

Foto: William Duarte/Rede Amazônica
O Rio Negro atingiu, nesta segunda-feira (16), o seu nível mais baixo já registrado em toda a história, marcando apenas 13,59 metros. A seca de 2023 já se tornou a pior de todos os tempos para Manaus.
De acordo com os dados do Porto de Manaus, essa marca é a menor desde 1902, quando as medições tiveram início. A última vez em que o rio apresentou um nível tão baixo foi em 24 de outubro de 2010, quando atingiu 13,63 metros durante a vazante.
Um relatório divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) em 12 de outubro indicou que o Rio Negro deveria atingir o seu ponto mais crítico de seca na segunda metade de outubro. Especialistas acreditam que o nível do rio possa continuar a diminuir ainda mais.
A última vez que houve um aumento no nível do Rio Negro na região de Manaus foi em 13 de junho de 2023, quando subiu apenas 1 centímetro.
O Rio Negro é renomado por suas águas escuras e sua extensão de quase 1.700 km. Ele é famoso pelo encontro com o Rio Solimões, formando um importante ponto turístico conhecido como o "Encontro das Águas".