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Rodamos 600km a bordo do Chevrolet Bolt elétrico

Compacto com boa autonomia esbarrara no preço elevado de R$ 274 mil

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Rodamos 600km a bordo do Chevrolet Bolt elétrico

O Chevrolet Bolt atualmente é o carro elétrico com maior autonomia do país considerando, inclusive, os modelos de marca premium das linhas Audi, Porsche e BMW. De porte semelhante ao de um Honda Fit o Bolt foi lançado aqui em 2019 e está prestes a receber uma nova geração. 

Único representante por aqui (o Volt foi o primeiro mas não foi oferecido oficialmente) o Bolt é uma mistura de minivan com hatch com estilo discreto para sua proposta. O desenho é suavizado, com linhas curvilíneas presentes nos faróis e lanternas em um desenho levemente ascendente. 

Por dentro seus 4,17m de comprimento são bem aproveitados com 3,09m de entre-eixos e a sensação de espaço é ampliada pela altura de 1,59m de altura e 1,76m de largura. Com as baterias posicionadas abaixo do assoalho (e que pesam 435kg) sendo 1.616kg de peso total o Bolt surpreende pelo que é capaz em termos de desempenho. 

Potência com esportividade 

Imagine um hatch com 203cv, quase o dobro de um modelo 1.0 turbo do mesmo porte. O Bolt é equipado com motor elétrico de 203cv com 36,7 kgf/m de torque imediato, o que o deixa muito ágil e com aceleração de 0 a 100 km/h, em cerca de 7,5s. 

Assim o Bolt se torna divertido e estável para guiar. Em vista de outros modelos da marca hoje com certa “dureza” de suspensão o Bolt é bem confortável. Apesar disso usa sistema McPherson na dianteira e apenas eixo de torção atrás. A autonomia máxima é de 480km com uma recarga. No total percorremos 800km com o Bolt é fizemos uma recarga na oficina Napa’s Car, localizada em São Bernardo do Campo e que oferece ponto de carga gratuita em seu próprio eletroposto. 

Se recarregado em casa (o Bolt vem com cabo 220v para recarga residencial) um “abastecimento” sera lento: 10km de autonomia por hora de carga. O ideal é ter um Wallbox que faz a recarga em 9 horas e pode ser adaptado em garagem residencial.

Apesar de toda a modernidade para abastecer o Bolt fora de casa e longe do wallbox será preciso recorrer aos poucos eletropostos (a NEO e a BeGreen contam com estes locais na capital) ou shoppings como o Salvador Shopping que contam com carregadores próprios e que tem uso gratuito. 

Ainda este ano as cidades de Salvador (BA) e Natal (RN), passando pelas cidades de Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE) e João Pessoa formarão um corredor eletrificado onde donos de carros elétricos poderão abastecer seus carros nas estradas que cortam os cinco estados. 

Simplicidade interna  

Bem equipado o Bolt tem alguns senões e a simplicidade subsiste em alguns elementos. Os bancos são aquecidos mas não há comandos elétricos o que é um ponto negativo. Apesar de ter itens como frenagem automática e alerta de ponto de cego fica devendo controle de Cruzeiro adaptativo. 

Assim, o Bolt conquista mesmo pela boa posição, agilidade para a condução e espaço interno generoso. Para quem gosta de conectividade a multimídia tem sistema MyLink 3 com tela de 10,2” compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Há sistema inteligente de gestão de carga e consumo, controle de modos de condução e outras funcionalidades. 

Atualmente cotado a R$ 274,9 mil certamente seu preço é elevado mas compensará pelo consumo reduzido de energia ao custo médio de rodagem de R$ 0,06, quase dez vezes menos do que um equivalente equipado com motor a combustão.

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