Brasil

RS: Disque 100 abre novo canal para localizar crianças desaparecidas

Estado já registra cem mortes por causa dos temporais

Por Da Redação
Ás

RS: Disque 100 abre novo canal para localizar crianças desaparecidas

Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

O Disque 100 abriu um novo canal específico para receber informações sobre crianças e adolescentes desaparecidos ou desacompanhados dos pais devido à crise climática que atinge o estado do Rio Grande do Sul

Segundo o Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), após discar 100,  a população pode acionar a opção 0 (zero), sobre desaparecidos em razão das chuvas e enchentes.  

Em seguida, na primeira opção, a gravação eletrônica disponibiliza espaço para recebimento de informações sobre crianças e adolescentes desaparecidos ou desacompanhados de pais ou responsáveis, em articulação com o Tribunal de Justiça do RS e Conselhos Tutelares.     

Na opção 2, a sociedade pode relatar sobre o desaparecimento de pessoas em geral. Ao teclar 3, a população tem a oportunidade de solicitar resgate imediato ou apresentar informações para resgate de pessoas conhecidas.

Na quarta opção, é possível pedir ajuda aos municípios atingidos. Por fim, ao digitar a tecla 5, o cidadão pode se voluntariar a trabalhar na região ou oferecer doações. “Todas as opções fazem parte da força-tarefa do Disque 100 para contribuir na otimização de esforços em razão do estado de calamidade no RS”, informou o ministério, em nota. 

Ainda de acordo com a pasta de Direitos Humanos, os operadores da central do Disque 100 recebem treinamento para lidar com as questões relativas à situação no Rio Grande do Sul. 

O MDHC tem atuado também junto com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para fazer o levantamento de quem perdeu documentos básicos de identificação civil durante as enchentes que assolam o estado gaúcho, de modo a agilizar a emissão de segundas vias. 

Chuvas no RS

Atingido por fortes chuvas desde o início da semana passada, o Rio Grande do Sul já registra 100 mortes por causa dos temporais, segundo a defesa civil. Outros quatro óbitos estão sob investigação. O estado registra 128 desaparecidos e 372 feridos.

Há 230,4 mil pessoas fora de casa. Desse total, são 66,7 mil em abrigos e 163,7 mil desalojados (pessoas que estão nas casas de familiares ou amigos). O RS tem 417 dos seus 497 municípios com relatos de problemas relacionados com a chuva. Ao todo, são  1,4 milhão de pessoas afetadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.