Rui Costa diz que salário mínimo foi afetado por governo anterior que represou aposentadorias
O represamento foi desfeito, e Rui afirma que governo está tentando conciliar o reajuste no salário com o número maior de beneficiários
Foto: Agência Brasil
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nessa sexta-feira (06) que o governo anterior, do ex-presidente de Jair Bolsonaro, represou a concessão de aposentadorias gerando um grande número de uma única vez, causando agora um impacto no salário mínimo.
O valor das aposentadorias é conjunto ao salário mínimo, que foi previsto em orçamento no valor de R$1.320. Mas o governo precisa editar uma medida provisória confirmando o valor, que ainda não aconteceu.
"Há um impacto evidente no tocante ao salário mínimo um represamento que foi feito das aposentadorias e no segundo semestre foi liberado, principalmente depois das eleições, um contingente grande, o que demonstrava que o represamento não era de dificuldade administrativa. Era de estratégia financeira de conter pagamentos, já que se fosse dificuldade administrativa não haveria como liberar um volume gigantesco como foi liberado pós-eleição", disse o ministro da Casa Civil em entrevista no Palácio do Planalto.
Rui afirmou ainda que o ministro do trabalho, Luiz Marinho, deve convocar uma coletiva para explicar a situação a pedido do presidente Lula.