Rússia recomenda que produtores suspendam temporariamente exportação de fertilizantes
Medida decorre de problemas de logística provocados pela guerra
Foto: Divulgação
O Ministério da Indústria e Comércio da Rússia recomendou nesta sexta-feira (4), em comunicado, que os produtores de fertilizantes do país suspendam as exportações em meio aos problemas de logística provocados pela guerra.
“Tendo em vista a situação atual dos operadores logísticos estrangeiros [...] o Ministério da Indústria e Comércio da Rússia foi obrigado a recomendar aos produtores russos a suspensão temporária do embarque de fertilizantes para exportação", disse o governo russo, em nota à imprensa.
De acordo com informações da agência de notícias russa Interfax, o comunicado cita ainda a recente suspensão do transporte de contêineres em direção ou com partida da Rússia por parte de grandes empresas de transporte marítimo, após sanções ocidentais impostas a Moscou. Para o governo russo, essa situação tem impedido que agricultores europeus e outros países recebam os fertilizantes que já foram comprados.
Embora seja um grande produtor, o Brasil depende de outros países para tratar o solo com fertilizantes e, com a guerra na Ucrânia, cresceu a preocupação dos agricultores brasileiros em relação à compra deste insumo. Cerca de 70% do fertilizante usado na agricultura vem do exterior e a Rússia é a principal fornecedora, com cerca de 23% do total importado em 2021.