Rússia teria pago talibãs para matar soldados dos EUA e da Otan
A informação é da inteligência americana
Foto: Reprodução
Os serviços de inteligência dos Estados Unidos estão convictos de que a Rússia ofereceu recompensas a combatentes próximos ao Talibã para matar soldados americanos ou da Otan no Afeganistão. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (26), pelo New York Times.
De acordo com o jornal, essa conclusão remonta há alguns meses, quando os afegãos iniciaram negociações com Washington para acabar com a guerra mais longa dos Estados Unidos. Os americanos e os talibãs assinaram um acordo em 29 de fevereiro, que prevê uma retirada gradual de todas as forças americanas do Afeganistão e negociações de paz entre os insurgentes e o governo de Cabul.
O jornal aponta ainda que uma unidade da inteligência militar russa teria distribuído dinheiro a combatentes islâmicos ou criminosos armados próximos ao Talibã. Contudo, a publicação não informou quantos das 20 mortes de americanos no Afeganistão em 2019 estavam relacionadas a essa operação. Altas autoridades americanas e afegãs já haviam mencionado o apoio da Rússia ao Talibã e que uma operação como essa representaria uma escalada significante de seu envolvimento no conflito afegão.