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Sabatina: Geraldo Júnior propõe integração entre transporte público e privado para mobilidade de Salvador

Pré-candidato a prefeito participou do podcast Lado B da FB Comunicação

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Sabatina: Geraldo Júnior propõe integração entre transporte público e privado para mobilidade de Salvador

Foto: Reprodução / Farol da Bahia

O vice-governador e pré-candidato a prefeito de Salvador, Geraldo Júnior (MDB) participou da sabatina do podcast Lado B da FB Comunicação, nesta quarta-feira (31). Na entrevista, o mdebista criticou o sistema de integração do transporte público da capital baiana. A entrevista completa pode ser acessada no canal do YouTube

“[Um dos principais problemas é] a falta de integração do transporte público rodoviário. É um sistema que está falido. O prefeito assumiu numa das sabatinas, em outra rádio com a irmã, que o sistema não tem efetividade, ele não tem excelência, os ônibus estão sujos, acabados. O prefeito conseguiu em 4 anos, em apenas 4 anos, tirar 134 linhas de ônibus da cidade do Salvador. Ele e o seu chefe político, nos últimos 10 anos, tiraram 100 ônibus de circulação da cidade do Salvador. O sistema de transporte público rodoviário não faz a integração sem linhas. Com o metrô, que completou 10 anos, ele não faz a integração ao BRT, um transporte público de 1 bilhão de reais”, disse.  

O candidato também citou os gastos e planejamento do BRT em Salvador. “Um transporte público de menos de 12 quilômetros, um BRT mais caro do país, um BRT que as estações estão fantasmas. Primeiro porque ele foi instalado, planejado e programado numa área que não é populosa, não está entre as dez áreas mais populosas da cidade. Ele não tem um sistema de integração com as linhas. Com um investimento como esse, de um milhão de reais, numa área não popular”, afirmou. 

Questionado sobre propostas para sanar os problemas de mobilidade da cidade, Geraldo Júnior enfatizou a utilização do VLT já implementado pelo governo do estado e a parceria entre o transporte público e privado como táxis, motoristas por aplicativo e mototaxistas para diminuir o tempo de espera nos pontos de ônibus. 

“Quando você pensa em transporte público, você tem que falar no desenvolvimento econômico, você tem que integrar, porque quando a gente fala de integração, todo mundo tá pensando que é só transporte público. Nós temos que fazer a integração do urbanismo, nós temos que fazer a integração social e a integração econômica. [...] A gente só vai poder pensar num processo de integração do transporte público se nós envolvermos o transporte público e o transporte privado. Se nós trouxermos para essa discussão conjunta os motoristas por aplicativo que tanto sofrem pela prefeitura. Se nós trouxermos para a discussão apesar de ser uma licença, uma concessão, um alvará, os taxistas para essa discussão. Se nós trouxermos os mototaxistas”, concluiu. 

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