Saiba como marcar agendamento no app Meu INSS
Agências reabriram com serviços limitados em razão da pandemia
Foto: Reprodução
Aos poucos o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está reabrindo as agências depois de quase seis meses fechado em razão da pandemia de Covid-19. E, por enquanto, para qualquer serviço é obrigatório fazer o agendamento, por meio do aplicativo Meu INSS, para ser atendido na previdência social. O app está disponível nas versões Android e iOS, e ainda pode ser feito pelo site ou telefone do INSS, 135.
No total, apenas 600 agências em todo o país foram reabertas ao público e nem todos os serviços estão sendo oferecidos para o atendimento presencial.
Como as prioridades presenciais estão sendo para avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. Os demais atendimentos podem ser feitos de forma online, sem necessidade de gerar aglomeração no local.
Saiba como agendar consultas
Passo 1. Abra o Meu INSS e toque em "Entrar". Faça o cadastro no app com sua conta no Gov.br, dados de acesso do Banco do Brasil ou certificado digital;
Passo 2. Entre em "Agendamentos/Solicitações" e então toque em "Novo requerimento";
Passo 3. Use o campo de busca ou navegue pelo menu de serviços do INSS até encontrar o que deseja. Neste exemplo, o agendamento será para retirada de extrato previdenciário;
Passo 4. Caso seja possível realizar o serviço à distância, o aplicativo exibirá a mensagem com essa recomendação. Toque em "Avançar" para continuar com o atendimento presencial do INSS e, na tela seguinte, aperte mais uma vez "Avançar";
Passo 5. Caso seja exibida alguma tela com informações suas, confira os dados e toque em "Avançar". Depois forneça telefone celular, fixo e e-mail atualizados, tocando em "Avançar" na sequência;
Passo 6. Informe sua localização através do CEP, município ou usando o GPS do celular, e então aperte "Consultar" para encontrar agências próximas a você. Na lista de postos que aparecerem, selecione a agência do INSS que estiver mais perto de sua localidade e toque em "Avançar";
Passo 7. Serão exibidos os dias e horários disponíveis para o atendimento presencial. Toque na data desejada e, com ela selecionada, aperte "Avançar". Para não ocupar vagas indevidamente, não confirmaremos a marcação para efeito do tutorial.