Tecnologia

Vídeo: Adobe lança formato para facilitar leitura de PDF no celular

Formato usa inteligência artificial da Adobe para analisar um documento em PDF e reconstruí-lo de maneira automática

Por Da Redação
Ás

Vídeo: Adobe lança formato para facilitar leitura de PDF no celular

Foto: Acrobat/Divulgação

O formato PDF é um dos mais conhecidos do mundo digital, porém, a Adobe demorou para lançar uma versão que não causasse tanto desgosto a quem deseja abrir documentos nesse formato através de um celular. Para tentar facilitar um pouco para o usuário, o Adobe lançou o Liquid Mode, que utiliza aprendizado de máquina para reformatar PDFs a serem lidos.

O chamado "modo líquido" agora presente no Acrobat Reader utiliza a inteligência artificial da Adobe, a Sensei, para analisar um documento em PDF e reconstruí-lo de maneira automática. Isso torna o arquivo mais fácil para manipulação em dispositivos móveis. A melhora é sentida principalmente por usuários que já tentaram procurar, marcar e copiar uma linha que seja de um documento em PDF de 150 páginas aberto em um smartphone.

Movimentos aleatórios na tela não serão mais necessários

Não será mais preciso utilizar zoom ou então irritantes, e até certos momentos inúteis movimentos de pinça para procurar trechos ou então mesmo ler melhor o PDF; o esboço, chamado de "inteligente" pela Adobe, mostrará textos pesquisáveis e seções expansíveis, garantindo uma navegação mais rápida. Ainda será possível personalizar o espaçamento entre as palavras do arquivo até modificar o tamanho da fonte.

Da mesma forma que tudo que é gerido por meio de inteligência artificial, o começo do projeto tem erros, contudo, as melhorias chegam rapidamente com a constante utilização, ou seja, a tecnologia "líquida" ainda não alcançou a perfeição, porém, possui potencial e só deve alcançar melhoria com o tempo e utilização.

Sendo desenvolvido para atender dispositivos móveis e também menores, o Adobe Liquid Mode estará disponível primeiro no Acrobat Reader para Android e IOS, sendo lançado logo em seguida para desktop, navegadores e Chromebook.

Confira como funciona o formato:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário