Eleições

Saiba quem são os principais candidatos à Presidência da República em 2022

Espera-se que mais de 156 milhões de eleitores participem da votação neste domingo

Por Da Redação
Ás

Saiba quem são os principais candidatos à Presidência da República em 2022

Foto: José Cruz/Agência Brasil | Ravena Rosa/Agência Brasil | Reprodução/Twitter | José Cruz/Agência Brasil

O primeiro turno das eleições brasileiras ocorre neste domingo (2) e se espera que mais de 156 milhões de eleitores participem da votação. Se nenhum dos candidatos receber mais de 50% dos votos válidos, os dois candidatos mais votados se enfrentarão em uma segunda volta no domingo, 30 de outubro, um mês depois.

Até o momento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) estão na frente das pesquisas. Logo após, aparecem os candidatos Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe D'ávila (NOVO) e Padre Kelmon (PTB).

Conheça os principais candidatos à Presidência:

Jair Bolsonaro (PL)

O presidente Jair Bolsonaro, de 67 anos, se filiou ao Partido Liberal (PL) em novembro para disputar a reeleição. Ele é natural de Glicério (SP), seguiu carreira militar e chegou a capitão. Deu início à carreira política em 1988, quando se elegeu vereador. Depois, entre 1990 e 2018, ocupou a cadeira de deputado federal. Por último, se elegeu presidente como o 1º militar que chegou ao posto pelo voto desde 1945. 

A candidatura de Bolsonaro à reeleição para a Presidência da República foi oficializada pelo PL no dia 24 de julho de 2022.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Lula nasceu em Caetés, na época um distrito Garanhuns (PE), é ex-metalúrgico e governou o país entre 2003 e 2010. Em 2018, foi preso para fins de execução provisória da pena no processo do tríplex do Guarujá e foi impedido de disputar as eleições daquele ano com base na Lei da Ficha Limpa. 

Em 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as condenações de Lula. Posteriormente, os processos da Lava Jato contra ele prescreveram ou foram arquivados. Lula foi confirmado como candidato a presidente da República nas eleições 2022 no dia 21 de julho.

Ciro Gomes (PDT)

O candidato é natural de Pindamonhangaba, interior do estado de São Paulo, mas fez sua vida política no Ceará. Prefeito de Fortaleza eleito em 1988, também foi governador do estado, em 1990. Em 1994, assumiu o Ministério da Fazenda, renunciando ao cargo de governador na época. 

Também foi ministro da Integração Nacional de 2003 a 2006, mas deixou a Esplanada dos Ministérios para disputar as eleições para deputado federal, sendo eleito. Exerceu dois mandatos de deputado estadual no Ceará. O candidato teve a candidatura confirmada no dia 20 de julho.

Simone Tebet (MDB)

Simone Tebet, 52 anos, é natural de Três Lagoas (MS) e formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fez carreira como advogada e professora. Em 2002, foi eleita deputada estadual. Depois se elegeu prefeita de Três Lagoas (MS) por 2 mandatos e foi vice-governadora, em 2010. 

Ao chegar ao Senado, em 2014, liderou a primeira bancada feminina, foi a primeira mulher a presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e participou da CPI da Pandemia. Seu nome foi confirmado em convenção partidária realizada em 27 de julho.

Soraya Thronicke (União Brasil)

Nascida em Dourados (MS), Soraya Thronicke, 49 anos, é senadora em primeiro mandato e presidente da União Brasil Mulher. Formada em Direito com MBA em Direito Empresarial e pós-graduada em Direito Tributário e em Direito de Família e Sucessões, começou a atuar no universo político ao participar de movimentos de rua em 2013. 

Disputou sua primeira eleição em 2018, filiada ao PSL, e foi eleita para o Senado na onda de candidaturas bolsonaristas. 

Felipe D'ávila (NOVO)

Luiz Felipe D’Ávila é natural de São Paulo, tem 58 anos e é formado em Ciência Política. Atuou como editorialista, comentarista político, e também como diretor de editoras e escritor. Em seus livros, defende uma agenda liberal. Fundou uma ONG dedicada à formação de líderes políticos e agora é candidato a presidente da República nas eleições 2022 pelo Novo.

Padre Kelmon (PTB)

Kelmon Luís da Silva Souza, conhecido como Padre Kelmon, é natural de Acajutiba (BA) e tem 45 anos. Kelmon afirma que é padre ortodoxo e ajudou a criar o Movimento Cristão Conservador e lidera atualmente o Movimento Cristão Conservador Latino Americano (Meccla). 

Ele se tornou candidato a presidente da República em 2022 depois que Roberto Jefferson, de quem era candidato a vice, teve a candidatura negada pelo TSE.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.