Sarney se posiciona em defesa do Poder Judiciário após falas de Bolsonaro

Ex-presidente defendeu união para proteção das instituições democráticas

Por Da Redação
Ás

Sarney se posiciona em defesa do Poder Judiciário após falas de Bolsonaro

Foto: Agência Brasil

Durante solenidade da Academia Brasileira de Letras, nessa quinta-feira (21), o ex-presidente da República José Sarney defendeu o Poder Judiciário após críticas do presidente Jair Bolsonaro (PL) feitas às urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral brasileiro em reunião com embaixadores. 

Segundo o decano da ABL, é necessário que o país se una em prol da proteção das instituições democráticas e da cultura.

"Infelizmente, não é só a cultura brasileira que precisa, neste momento, ser defendida. Fui o presidente que conduziu a transição democrática, tenho a responsabilidade pessoal de defendê-la. Ela se consolidou pela prática continuada de eleições livres, sob a vigilância segura do Supremo Tribunal Federal. Garantir que o Judiciário exerça em plenitude suas responsabilidades é absolutamente necessário para que a democracia prevaleça. O Brasil precisa se unir em torno deste objetivo", disse.

O evento comemorava o 125º aniversário de fundação da Academia Brasileira de Letras e entregou o Prêmio Machado de Assis ao antropólogo Roberto DaMatta e as medalhas Machado de Assis ao Grupo Globo, e João Ribeiro à Livraria da Travessa.

Em discurso a embaixadores, na última segunda-feira, Bolsonaro levantou suspeitas sobre uma possível fraude nas eleições de 2018 e 2014.

Após as alegações, comunicados em defesa do processo eleitoral foram divulgados pela União dos Profissionais de Inteligência de Estado da ABIN, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e associações da Polícia Federal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.