Brasil

Secretaria do consumidor investiga 40 vazamentos de dados de brasileiros

Operadoras de telefonia foram notificadas para prestarem esclarecimentos

Por Da Redação
Ás

Secretaria do consumidor investiga 40 vazamentos de dados de brasileiros

Foto: Divulgação

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, abriu investigação para apurar 40 diferentes vazamentos de dados de milhares de brasileiros. 

No início do mês, um vazamento fez com que dados de 223 milhões de brasileiros fossem divulgados e até vendidos na internet. O presidente Jair Bolsonaro também apareceu entre os afetados pelo compartilhamento de dados, que incluem CPFs, número de telefone e endereços.

Segundo o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, da Senacom, quatro operadoras de telefonia no Brasil: Oi, Vivo, Tim e Claro, foram notificadas para prestar esclarecimentos.

Caso fique comprovado o envolvimento das empresas nos vazamento, um processo será aberto para aplicação de multas, que podem chegar a R$ 10 milhões. A empresas afirmam que não identificaram vazamento de dados ou ataques. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.