• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Seis em cada dez moradores do campo apresentam algum grau de insegurança alimentar
Economia

Seis em cada dez moradores do campo apresentam algum grau de insegurança alimentar

Na contramão, Brasil está entre os maiores exportadores de produtos agropecuários

Por Da Redação, Agência Brasil
Ás

Seis em cada dez moradores do campo apresentam algum grau de insegurança alimentar

Foto: Agência Brasil

Dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan) mostram que, apesar de o país está entre os cinco maiores exportadores mundiais de produtos agropecuários, seis em cada dez habitantes (63,8%) de áreas rurais apresentam algum grau de insegurança alimentar, ou seja, não se alimentam de forma adequada.

A pesquisa, que entrevistou 35 mil pessoas no ano passado, mostra ainda que dois a cada dez moradores (18,6%) do campo estão em situação de insegurança alimentar grave, passando fome. Nas cidades, os percentuais são um pouco mais baixos: 57,8% são afetados pela insegurança alimentar e 15% enfrentam a fome.

Um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado no ano passado, aponta que a insegurança alimentar começou a piorar nas áreas rurais do país,  com o índice de famílias que enfrentam essa dificuldade subindo de 35,3% em 2013 para 46,4% em 2018. “Isso significa fome”, explicou o pesquisador do Ipea Alexandre Arbex Valadares, em nota, à época. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário