• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Semana da Conciliação Trabalhista 2024: justiça baiana inscreve processos para a 8ª edição
Bahia

Semana da Conciliação Trabalhista 2024: justiça baiana inscreve processos para a 8ª edição

O tema da edição deste ano é “É conciliando que a gente se entende”

Por Da Redação
Ás

Semana da Conciliação Trabalhista 2024: justiça baiana inscreve processos para a 8ª edição

Foto: Reprodução

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) está inscrevendo, até o próximo dia 26 de abril, processos para a pauta da 8ª edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que ocorrerá no período de 20 a 24 de maio de 2024. O mutirão é promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), e a programação mobiliza os Tribunais do Trabalho de todo o país em busca de solução pacífica para os conflitos. O tema desta edição é “É conciliando que a gente se entende”, reforçando a ideia de que é por meio do diálogo que estabelecemos acordos e soluções que finalizam conflitos e geram benefícios para as partes envolvidas.

Para todos os processos, tanto na capital quanto no interior, os interessados podem realizar o pedido de audiência por meio de peticionamento no processo, acessando o portal do TRT-5 e navegando até a aba da Conciliação Trabalhista, onde encontrarão a opção “Solicite uma audiência” . Além disso, é possível solicitar a audiência enviando um e-mail para queroconciliar@trt5.jus.br. Vale ressaltar que processos em qualquer fase de tramitação podem participar do processo de conciliação.

De acordo com a desembargadora conciliadora do TRT-5, Eloína Machado, a Semana da Conciliação Trabalhista é um lembrete para aqueles que têm pendências com a Justiça do Trabalho de que a conciliação é um instrumento para resolver suas questões. “A conciliação trabalhista é um meio valioso para promover relações laborais mais harmoniosas e eficientes, e nossa meta é reduzir o considerável acúmulo de processos à espera de resolução”, afirmou a magistrada.

A campanha para 2024 foi concebida a partir da ideia de que é por meio do diálogo que estabelecemos acordos e soluções que finalizam conflitos e geram benefícios para as partes envolvidas. E esse conceito pode ser facilmente representado pelo ditado popular “é conversando que a gente se entende”.

No ano passado, a 7ª edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista movimentou nacionalmente quase de R$ 1,2 bilhão e atendeu mais de 346,1 mil pessoas, segundo dados do CSJT. Durante o evento, foram realizadas mais de 80 mil audiências, homologados 23.788 acordos e arrecadados R$ 202,6 milhões em recolhimentos fiscais e previdenciários.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.