Brasil

Senado aprova MP que suspende número mínimo de aulas por ano

Texto segue para sanção do presidente

Por Da Redação, Agência Brasil
Ás

Senado aprova MP que suspende número mínimo de aulas por ano

Foto: Agência Brasil

O Senado aprovou na quinta-feira (23), a Medida Provisória (MP) que suspende a obrigatoriedade de escolas e instituições de ensino cumprirem uma quantidade mínima de dias letivos neste ano devido à pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Neste momento, o texto segue para sanção presidencial.

O senador Carlos Fávaro (PSD-MT), relator da matéria no Senado, evitou acatar emendas de colegas para evitar que o texto voltasse à Câmara para nova apreciação. A medida perde a validade na próxima quarta-feira (29), e não haveria tempo hábil para o texto ser votado novamente pelos deputados e eventualmente voltar ao Senado. 

A MP foi aprovada na Câmara no início de julho. Assim, os deputados já tinham feito as alterações na MP e, por isso, a matéria seguiu para o Senado como um projeto de lei de conversão (PLV). O texto restringe o alcance da dispensa de carga horária enquanto durar a pandemia. De acordo com o Conselho Nacional de Educação (CNE), para assegurar que o conteúdo curricular dos estudantes seja aplicado com a diminuição dos dias letivos, serão editadas as diretrizes nacionais para implantar a regra, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sem prejuízo da qualidade do ensino e da aprendizagem.

Enem

A MP prevê que o Ministério da Educação deverá ouvir as secretarias estaduais de Educação para definir a nova data do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni) também  deverão ter seus processos seletivos compatíveis com a data de divulgação dos resultados do Enem.

Ensino Superior

Com a medida, as instituições de ensino superior não serão obrigadas a cumprir os 200 dias letivos. Contudo, a carga horária prevista da grade curricular de cada curso deve ser cumprida. Segundo o projeto, não deverá haver prejuízo aos conteúdos essenciais para o exercício da profissão, e as atividades pedagógicas não presenciais também serão admitidas para completar a carga horária.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.