• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Senado deve votar projeto que prevê gratuidade de bagagens nesta terça (17)
Brasil

Senado deve votar projeto que prevê gratuidade de bagagens nesta terça (17)

Textos que tratam da compra de vacinas e mudanças na legislação sobre transporte aéreo também entram na pauta

Por Da Redação
Ás

Senado deve votar projeto que prevê gratuidade de bagagens nesta terça (17)

Foto: Agência Senado

O Plenário do Senado deve votar nesta terça-feira (17), a partir das 16h, medidas provisórias que tratam da compra de vacinas, mudanças na legislação sobre transporte aéreo e repasses para o Fundo Penitenciário Nacional. Todas as propostas já foram aprovadas pela Câmara dos Deputados.

Dois textos em pauta tratam do setor aéreo. Um deles é a MP do Voo Simples, que foi editada no fim do ano passado e promove alterações no Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7.565, de 1986) e em outras normas que disciplinam o transporte aéreo no país, com o intuito de atrair investidores e desburocratizar o setor. 

Os deputados fizeram alterações no texto que resultaram em um projeto de lei de conversão. Entre as mudanças, está a garantia ao passageiro de despachar gratuitamente uma bagagem de até 23 quilos em voos nacionais e até 30 quilos em voos internacionais. Atualmente, as companhias estão autorizadas a cobrar pelo despacho. Já a outra medida provisória relativa ao setor aéreo é a MP 1.094/2021, que traz isenção de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) para pagamentos de leasing (arrendamento) de aeronaves por empresas brasileiras a empresas do exterior.

A redução do imposto tem validade até o fim de 2026. Para 2022 e 2023, a medida provisória reduz a alíquota de 15% para zero. A MP prevê uma alíquota de 1% para 2024; 2% para 2025 e 3% para 2026.

Funpen e vacina

Outros dois textos podem ser incluídos na pauta. O primeiro é a  MP 1.082/2021, que altera para no mínimo 40% o repasse obrigatório do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), administrado pela União, aos fundos de estados, Distrito Federal e municípios. Já o segundo é a MP 1.083/2021, que abre crédito extraordinário para o Ministério da Saúde no valor de R$ 6,4 bilhões. O valor será destinado para a compra de vacinas contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.