Política

Senado envia ao STF documento em que defende implementação do juiz de garantias

Liminar do STF suspendeu criação desse tipo de juiz

Por Da Redação
Ás

Senado envia ao STF documento em que defende implementação do juiz de garantias

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Senado protocolou, nesta quinta-feira (27), no Supremo Tribunal Federal (STF), um parecer para que seja derrubada a liminar a qual impede a implementação do juiz de garantias. De acordo com o Senado, não cabe ao Poder Judiciário o papel de “instância revisora” das decisões do Legislativo.

Em janeiro, o relator da ação, ministro Luiz Fux, suspendeu a implementação do instituto por tempo indeterminado e convocou audiências públicas para discutir o tema com especialistas e entidades. O juiz de garantias, previsto no pacote anticrime, permite a atuação de dois juízes por processo: um para atuar somente na fase de investigações, autorizando buscas e quebras de sigilo, por exemplo (juiz de garantias); outro para trabalhar quando a ação penal é aberta, no julgamento propriamente dito, até a sentença.

O Senado também afirmou que, se o plenário do STF confirmar a decisão de Fux, haverá uma “inconstitucional interferência nas atribuições do Poder Legislativo”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário