Senado inicia agenda em semana de esforço concentrado
Entre as atividades estão sabatinas e votação de 19 autoridades
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
O Senado Federal inicia nesta terça-feira (5) a primeira semana de esforço concentrado deste ano. Os senadores vão se debruçar na apreciação de nomes de autoridades para diversos órgãos. No total, serão 19 sabatinas distribuídas pelas comissões de Relações Exteriores (CRE), Infraestrutura (CI), Assuntos Econômicos (CAE) e Constituição e Justiça (CCJ).
Na CCJ, estão previstas sabatinas de três indicados para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e um indicado para ocupar o cargo de ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Na CRE, serão 11 sabatinados nesta quinta-feira (7).Eles foram indicados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para serem responsáveis pelas embaixadas brasileiras no exterior.
Assuntos Econômicos
A indicação pelo governo é de dois nomes: os dos economistas Renato Dias de Brito Gomes e Diogo Abry Guillen para a diretoria do Banco Central. A comissão também vai sabatinar Alexandre Barreto de Souza, indicado ao cargo de superintendente-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Infraestrutura
Carlos Manuel Baigorri também será sabatinado pela Comissão de Infraestrutura. Ele foi indicado ao cargo de presidente do Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Outras pautas
Na CAS, está marcada uma reunião deliberativa com 20 itens na pauta, entre eles o PL que estabelece o pagamento de seguro desemprego a pequenos produtores rurais e pescadores após serem atingidos por catástrofes naturais ou desastres ambientais.
Já na Comissão de Educação, ocorrerão os depoimentos de nove prefeitos que foram convidados a esclarecer sobre o suposto beneficiamento indevido na destinação de verbas públicas ao Ministério da Educação.