Senado vota hoje PEC que adia eleições municipais
Relatório que defende eleições nos dias 15 e 29 de novembro foi entregue pelo senador Weverton
Foto: Divulgação/ Senado
Após reunião com os líderes partidários na noite dessa segunda-feira (22), o relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), nº 18/2020, senador Weverton Rocha (PDT-MA) apresentou o relatório final que adia as eleições municipais de outubro para novembro de 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus.
As eleições deste ano previstas para outubro, são defendidas pelo relator para que sejam realizadas no dia 15 de novembro, em primeiro turno, e no dia 29 de novembro, em segundo turno.
Votação
O Senado vota nesta terça-feira (23) a PEC que adia as eleições deste ano, mas por se tratar de uma emenda constitucional, o texto será submetido a dois turnos de votação, o que deve acontecer hoje precisa dos votos favoráveis de pelo menos 49 senadores nas duas votações. Se aprovado, o texto seguirá para a Câmara dos Deputados.
Apesar da possível mudança das datas, por causa da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, não é consenso entre os parlamentares, pois um grupo defende a alteração das datas; outro defende que seja realizado em dezembro; e um terceiro defende que seja adiado para 2021.