Senador pede convocação de Sônia Guajajara para esclarecer acusações de incentivo ao garimpo ilegal em terras ianomâmis
Comissão analisa situação dos ianomâmis e discute medidas de desenvolvimento socioeconômico em Roraima
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Em uma reunião da Comissão que analisa a situação dos ianomâmis realizada nesta terça-feira (13), o senador Dr. Hiran (PP-RR) solicitou a convocação da Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, para prestar esclarecimentos sobre suas declarações de que o governador de Roraima, Antonio Denarium, estaria incentivando e fomentando o garimpo ilegal nas terras indígenas ianomâmis.
Dr. Hiran defende a implementação de medidas de desenvolvimento socioeconômico no estado como forma de evitar atividades garimpeiras. Dentre os requerimentos aprovados pela comissão temporária externa do Senado, que acompanha a situação dos ianomâmis e busca a retirada dos garimpeiros das terras indígenas, está o pedido de convocação da Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.
O senador Doutor Hiran, do PP de Roraima, solicita que a ministra compareça ao colegiado para esclarecer as acusações públicas feitas ao governador de Roraima, Antonio Denarium, de incentivar, apoiar e fomentar a atividade ilegal de garimpo nas terras indígenas ianomâmis.
Segundo Dr. Hiran: "A ministra Sônia Guajajara tem repetidamente feito declarações que colocam políticos de Roraima e o governo do estado como coniventes e incentivadores da presença e permanência de garimpeiros em território ianomâmi. Isso não é verdade. Não somos a favor do garimpo ilegal. Essas narrativas que são divulgadas na imprensa geram confusão na opinião pública e fragilizam nosso estado. Precisamos que a ministra venha aqui e esclareça de que forma o governo está incentivando a presença de garimpeiros na área ianomâmi."
Além disso, o senador, que é relator da comissão, apresentou outro requerimento solicitando informações ao ministro da Justiça, Flávio Dino, sobre a atual situação no território ianomâmi em relação à segurança pública diante dos conflitos ocorridos no fim de abril, envolvendo indígenas, garimpeiros e agentes públicos. Dr. Hiran também solicitou uma audiência pública para discutir medidas de promoção do desenvolvimento socioeconômico de Roraima, como forma de prevenção a médio e longo prazo das atividades ilegais de garimpo em terras indígenas.