Sergio Moro ironiza nomeação de Ricardo Lewandowski para o Ministério da Justiça e Segurança Pública
Confirmação de Lula aconteceu nesta quinta-feira (11)
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Educação
O senador Sergio Moro, da União-PR, ironizou, nesta quarta-feira (11), a confirmação do nome de Ricardo Lewandowski, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
“Fica então entendido que aceitar cargo em ministério não é e nunca deveria ter sido causa de suspeição”, escreveu o ex-juiz e ex-ministro no X, antigo Twitter.
Moro, que assumiu a mesma pasta no governo de Jair Bolsonaro, enfrentou críticas à época de sua nomeação devido à sua atuação na Operação Lava Jato, que resultou na prisão de Lula, impedindo-o de concorrer contra Bolsonaro em 2018.
O presidente Lula informou que Lewandowski tomará posse em 1º de fevereiro, enquanto Flávio Dino assumirá a vaga no Supremo em 22 de fevereiro. Durante o anúncio, Lula destacou a liberdade do novo titular da Justiça e Segurança Pública para formar sua equipe na pasta, mencionando o impasse sobre o futuro do secretário-executivo Ricardo Cappelli. O petista ressaltou sua prática de não interferir nos cargos ministeriais.
Após 17 anos como ministro do STF, Lewandowski deixou a Corte em abril deste ano, com um legado significativo, desempenhando papel importante em aproximadamente 200 mil decisões ao longo de processos históricos.