Setor de serviços avança 0,9% em março e fecha 1º trimestre em alta de 5,8%

O segmento avançou 7,4% nos últimos 12 meses, aponta IBGE

Por Da Redação
Ás

Setor de serviços avança 0,9% em março e fecha 1º trimestre em alta de 5,8%

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O setor de serviços avançou 0,9% em março, na comparação com o mês de fevereiro, e fechou o primeiro trimestre de 2023 com alta de 5,8%, conforme dados divulgados nesta terça-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado dos últimos 12 meses, o setor cresceu 7,4%, o menor resultado desde setembro de 2021, quando alcançou 6,8%.  

A alta foi puxada principalmente pelo transporte de cargas, que avançou 4,7% no período, enquanto o transporte de passageiros recuou 3,3% na comparação com o mês anterior”, explica Luiz Almeida, analista da PMS (Pesquisa Mensal de Serviços). 

De acordo com os dados, o destaque positivo de março foi o volume de transporte de carga, que se expandiu em 4,7% e acumulou ganho de 7,7% nos últimos meses, após a perda (-2,7%) em janeiro. Com a alta, o segmento atinge o ponto mais alto da série, anteriormente apresentado em agosto de 2022.

Por outro lado, o transporte de passageiro registrou queda de 3,3% na passagem de fevereiro para março, após avanço de 2,4%. O segmento se encontra 1% acima do nível pré-pandemia e 22% abaixo do ponto mais alto da série histórica, registrada em fevereiro de 2014.

Outras duas atividades que também avançaram em volume foram serviços profissionais, administrativos e complementares, que cresceu 2,6%, e os serviços de informação e comunicação, com variação de 0,2%. Pelo lado das quedas, destacam-se serviços prestados às famílias (-1,7%) e os outros serviços (-0,6%).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário