Setor de serviços brasileiro apresenta recuperação em fevereiro, mas ainda não atinge patamar pré-pandemia
Tecnologia e transporte lideram crescimento, enquanto serviços prestados às famílias têm influência negativa no mês, de acordo com dados do IBGE
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De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (27) pelo IBGE, o volume de serviços prestados no Brasil cresceu 1,1% em fevereiro, representando uma recuperação em relação à queda de 3% observada em janeiro. No entanto, a alta foi insuficiente para alcançar o patamar histórico registrado em dezembro, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).
O setor de serviços é responsável por cerca de 70% da produção nacional e apresentou um crescimento de 5,4% em relação a fevereiro do ano passado, o que representa a 24ª taxa positiva consecutiva. Além disso, o indicador acumulado dos dois primeiros meses deste ano é 5,7% melhor do que no mesmo período de 2022 e o crescimento do setor nos últimos 12 meses é de 7,8%.
Os setores de tecnologia da informação e de transportes continuam liderando o ritmo dos serviços no país, enquanto as atividades presenciais já se recuperaram da queda causada pela pandemia. O setor de transportes se destacou em fevereiro, com um crescimento de 2,3%, impulsionado pela demanda do agronegócio, do comércio eletrônico e do setor industrial.
Em relação aos serviços prestados, os de informação e comunicação (1,6%) e outros serviços (0,7%) registraram um desempenho positivo em fevereiro, enquanto os setores de serviços profissionais, administrativos e complementares (-1%) e serviços prestados às famílias (-0,7%) tiveram uma influência negativa no mês. O gerente responsável pela pesquisa destaca a importância desses dados para avaliar a retomada econômica do país e a necessidade de continuar investindo em setores estratégicos para manter o crescimento sustentável do setor de serviços.