Simone Tebet acredita que a Reforma fará o Brasil crescer; "é a única forma"
Ministra do Planejamento pede pela aprovação da proposta e sugere crescimento ainda maior neste ano

Foto: Edu Andrade / Ministério do Planejamento e Orçamento/Divulgação
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que a reforma tributária é a chance do Brasil "crescer pela primeira vez em 40 anos de forma sustentável e equilibrada", afirmou a política em entrevista a Veja.
Segundo Tebet, a reforma tributária trará condições de igualdade de competição para a indústria nacional. " Precisamos de uma indústria competitiva que gere renda, emprego e crescimento. E isso só virá quando a indústria estiver em condições de igualdade de competição com outros países.
A melhora na expectativa do mercado sobre o Produto Interno Bruto (PIB), contribui para o otimismo da ministra. No início do ano, esperava-se que o PIB cresceria apenas 0,8% em 2023. No entanto, a nova expectativa é que o PIB cresça de 2,1% a 2,3%. Tebet contou que o governo já esperava esse crescimento.
"Aconteceram duas situações: vimos uma desaceleração maior da inflação de alimentos e serviços, que muitos achavam que não ia acontecer, e o início da queda de juros e o indicativo de que 0,50 pontos percentuais será a régua desse processo. Mas, na nossa projeção, o crescimento previsto já era de 2,3%", contou.
Ela continuou dizendo que após esses fatores, o PIB pode chegar a 2,5%. "O mercado já está com projeção três vezes maior que no início do ano".