Simulação de evacuação em áreas de risco de Salvador acontecem neste sábado (20)
As comunidades de Vila Picasso, na Capelinha de São Caetano, e Voluntários da Pátria, no Lobato são as primeiras a receber o treinamento
Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS
Neste sábado (20), a Defesa Civil de Salvador (Codesal) inicia o ciclo de simulados de evacuação 2024 em áreas de risco da capital baiana. As primeiras áreas em que as ações acontecem são as comunidades de Vila Picasso, na Capelinha de São Caetano, e Voluntários da Pátria, no Lobato.
As orientações educativas acontecem das 9h às 11h e incluem a simulação de práticas como acionamento de sirene, evacuação através de rotas seguras e acolhimento em abrigos.
As simulações têm o objetivo de avaliar o processo de remoção das pessoas das áreas consideradas de risco geológico e ensinar a comunidade como se comportar em uma possível evacuação.
Durante as ações educativas, as comunidades recebem orientações sobre rotas de fugas, equipamentos públicos municipais que funcionam como abrigos, requisitos para os benefícios assistenciais e o passo a passo nos pós-acolhimento.
Essas simulações servem de preparação para o período chuvoso em Salvador. Ao todo, serão realizados simulados em 14 áreas da capital baiana. As ações vão acontecer sempre aos sábados até o final do mês de março.
Veja a programação das simulações:
Dia 20/1: Vila Picasso (Capelinha de São Caetano) e Voluntários da Pátria (Lobato).
Dia 24/2: Irmã Dulce (Cajazeiras V) e Mangabeira (Cajazeiras VIII).
Dia 2/3: Bom Juá, Calabetão e Mamede (Alto da Terezinha).
Dia 9/3: Moscou I e II e Creche (Castelo Branco).
Dia 16/3: Mangueira, Olaria e Bosque Real (Sete de Abril).
Dia 23/3: Baixa do Cacau (Lobato/São Caetano) e Vila Sabiá (Calçada).