Sistema de Gestão de Pessoas por Resultados do governo federal deve ser lançado nessa terça (15)
Sistema trata da adoção do teletrabalho de forma permanente no Poder Executivo
Foto: Reprodução
Deve ser lançado nesta terça-feira (15) o Sistema de Gestão de Pessoas por Resultados do governo federal, que trata da adoção do teletrabalho de forma permanente no Poder Executivo. A transição não será automática e segue diretrizes presentes na Instrução Normativa 65 que coloca que as funções que possam ser adequadamente executadas de forma remota e com a utilização de recursos tecnológicos serão realizadas preferencialmente na modalidade de teletrabalho parcial ou integral.
No texto, o teletrabalho é definido como "modalidade de trabalho em que o cumprimento da jornada regular pelo participante pode ser realizado fora das dependências físicas do órgão, em regime de execução parcial ou integral, de forma remota e com a utilização de recursos tecnológicos, para a execução de atividades que sejam passíveis de controle e que possuam metas, prazos e entregas previamente definidos e, ainda, que não configurem trabalho externo, dispensado do controle de frequência".
Entre os objetivos está a redução de custos sem diminuição da capacidade de atendimento de setores que atendam ao público interno e externo.
Atualmente, por causa da pandemia, mais de 350 mil servidores federais estão trabalhando em casa. De acordo com o Ministério da Economia, são 62.452 e 288.217 funcionários de universidades, institutos e demais instituições de ensino federal.