Sistema de notificação de doenças em animais começa a funcionar
Ferramenta visa proteger pecuária nacional e saúde pública
Foto: Arquivo/Agência Brasil/ASCOM ADEPARÁ
O novo Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergência Veterinária (e-Sisbravet) vai começar a funcionar a partir desta quarta-feira (1º). A ferramenta lançada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai permitir que os produtores rurais acompanhem, via internet, a notificação de determinadas doenças animais, até mesmo recomendações de medidas a serem adotadas em casos de emergência veterinária ou situações suspeitas.
A ferramenta será integrada com todos os serviços de defesa agropecuária (federal, estadual e da iniciativa privada). As notificações serão feitas, inicialmente, apenas para animais de produção (bovinos, suínos e aves, por exemplo), sem a inclusão de cães e gatos (animais domésticos). As notificações das suspeitas serão feitas pela internet, através de um link na página do Mapa. De acordo com o ministério, além de colocar fim aos formulários de papel, reduzindo a burocracia, o novo sistema permitirá a realização de estudos epidemiológicos e o gerenciamento da vigilância agropecuária do país.
A lista de doenças de notificação obrigatória é estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na Instrução Normativa nº 50, de 2013.