SMS anuncia fim da epidemia de dengue em Salvador

Cidade registrou redução no número de casos da doença nos últimos meses

Por Da Redação
Ás

SMS anuncia fim da epidemia de dengue em Salvador

Foto: Secom/PMS

A Secretária de Saúde de Salvador (SMS) de Salvador, anunciou na segunda-feira (6), o fim da epidemia de dengue na cidade. De acordo com dados do novo Informe Epidemiológico Semanal, a queda expressiva de indicadores da doença permitiu reavaliar a classificação epidêmica decretada em fevereiro na capital baiana.

Atualmente, Salvador registra  redução de mais de 50% no número casos confirmados de dengue em relação ao mesmo período do ano passado. Até a 18ª semana epidemiológica, de 31 de dezembro de 2023 até 4 de maio de 2024, foram 825 registros contra 1.772 no ano passado. 

A vice-prefeita e secretária de saúde, Ana Paula Matos, destaca os resultados das ações de enfrentamento à doença desencadeadas pela SMS. 

“O combate às arboviroses sempre foi prioridade da nossa gestão. Por isso, desde o ano passado temos investido em melhores condições de trabalho para nossos agentes de endemias e na própria estrutura e logística do Centro de Controle de Zoonoses, para que respondêssemos efetivamente em momentos críticos, como aconteceu quando entramos em epidemia. Lançamos imediatamente a Mobilização Salvador contra a Dengue e diuturnamente levamos uma série de atividades e serviços para prevenção e combate à doença por toda cidade, e o resultado já se mostrou positivo em dois meses de trabalho”, destacou. 

A Mobilização Salvador Contra a Dengue promove desde o seu lançamento, em 28 de fevereiro, ações coordenadas entre as várias secretarias municipais para conter o avanço do vírus como Limpurb, Defesa Civil (Codesal), Secretaria de Manutenção (Seman), Guarda Civil (GCM), além da parceria com as Forças Armadas (Exército, Aeronáutica e Marinha). 

Através dela, o CCZ intensificou suas atividades, de domingo a domingo, de inspeção de imóveis, tratamento e eliminação de focos, uso de armadilhas para monitoramento de regiões prioritárias e mutirões de limpeza; controle mecânico, químico e focal, além da abertura de imóveis fechados e ações educativas em escolas e espaços de grande concentração de pessoas. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário